sexta-feira, 14 de setembro de 2012




Jo 6, 41-51

Naquele tempo, murmuravam então dele os judeus, porque dissera: Eu sou o pão que desceu do céu. E perguntavam: Porventura não é ele Jesus, o filho de José, cujo pai e mãe conhecemos? Como, pois, diz ele: Desci do céu? Respondeu-lhes Jesus: Não murmureis entre vós. Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o atrair; e eu hei de ressuscitá-lo 
no último dia. Está escrito nos profetas: Todos serão ensinados por Deus (Is 54,13). Assim, todo aquele que ouviu o Pai e foi por ele instruído vem a mim. Não que alguém tenha visto o Pai, pois só aquele que vem de Deus, esse é que viu o Pai. Em verdade, em verdade vos digo: quem crê em mim tem a vida eterna. Eu sou o pão da vida. Vossos pais, no deserto, comeram o maná e morreram. Este é o pão que desceu do céu, para que não morra todo aquele que dele comer. Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo.

◘ Valorizar a Eucaristia e aproveitar os momentos da Missa para adorá-la de coração.

Pontos para a reflexão:
Jesus está presente na Eucaristia.
Quanto necessitamos deste pão para enfrentar os esforços e o cansaço do dia!
A Missa é o momento propício para conseguir forças de Jesus.

1. Eu sou o pão 
Podemos comungar todos os dias, mas se não é possível para nós ir à Missa diariamente, os domingos são o momento propício para receber o Senhor. Participar na celebração dominical e alimentar-se do Pão eucarístico é uma necessidade para todo cristão. O Senhor não nos deixa sós, está conosco. “Eu sou o pão” e além disso, “o pão vivo”. O pão que nos dá a vida eterna.

2. Aquele que comer deste pão viverá para sempre 
Como não nos enchermos de esperança com uma promessa assim? Mas as pessoas que escutaram Jesus murmuraram incrédulas. E nós, ainda acreditamos na vida eterna? Não nos enchemos de ideologias contrárias à fé e aceitamos ou pactuamos com o materialismo que contabiliza tudo em bem estar aqui e agora? A atitude desta gente se repete hoje diante da indiferença de muitos diante da Eucaristia. Pareceria que, no fundo, não gostaríamos de ter Deus tão próximo, tão disponível, tão presente nas nossas vidas, pois Ele está aí e ninguém ou poucos visitam-no.

3. Uma presença dinâmica 
A presença de Cristo na Eucaristia não é estática, mas sim dinâmica, que nos faz seus, nos identifica com Ele. Esta é uma boa oportunidade para refletir em família se nos alimentamos do pão espiritual que é a palavra de Deus, a oração, nos alimentamos do físico que é a Eucaristia ou se só nos limitamos a receber o pão material, dos bens deste mundo. Fica conosco, Senhor, fica conosco para sempre!

Propósito: Ir com minha família à Missa dominical e se for possível, também durante a semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário