segunda-feira, 12 de março de 2012

A CONFISSÃO


A CONFISSÃO

Porque Confessar-se?

a salutar direção das consciências, aumenta a graça em virtude do sacramento e é o único modo de vencer o hábito do pecado mortal, de evitar a multiplicação dos pecados veniais além de auxiliar e acelerar o progresso nas virtudes e a perseverança no bem.

Quem deve confessar? 
Todos os cristãos já desde os sete anos de idade, fase em que começa a idade da razão e a
partir da qual já se podem já cometer pecados mortais. E, então, a partir dessa idade e para
sempre a Igreja recomenda a piedosa prática da confissão frequente.

 O que é necessário para Confessar-se?
1 – Lembrar-se dos pecados cometidos (Exame de consciência).
2 - Arrependimento dos pecados.
3 – Propósito de não tornar a pecar.
4 – Confissão dos pecados ao sacerdote.
5 – Cumprimento da penitência.

Quando Confessar? 
Se temos que amar a Deus sobre todas as coisas é natural que não permaneçamos muito tempo afastados de Deus que é em resumo o que caracteriza o pecado: o estar afastado de Deus. Se devem os pecados ao menos uma vez por ano. Essa confissão pode ser feita na Quaresma quer por ser esse tempo ocasião de contrição especial, quer porque nessa época se
deve cumprir o preceito da Comunhão anual. Mas se cometermos um pecado mortal o devemos confessar o mais prontamente possível.

O que é para confessar? O pecado. E o que é pecado? 
Pecado é toda desobediência voluntária à Lei de Deus e da Igreja. Pecado mortal é uma desobediência à Lei de Deus ou da Igreja em matéria grave, feita com pleno conhecimento e consentimento deliberado. Pecado venial é uma desobediência à Lei de Deus ou da Igreja em matéria leve ou me matéria grave, mas sem pleno conhecimento e perfeito consentimento.

E quais são os principais pecados cometidos?  
Os pecados capitais são: Soberba; Avareza; Luxúria; Ira; Gula; Inveja; Preguiça. 
Os pecados contra o Espírito Santo são: Desesperação da salvação; Presunção de se salvar sem merecimento; Contradizer a verdade conhecida; Ter inveja das mercês que Deus faz aos outros; Obstinação no pecado; Impenitência final. 
Os pecados que bradam aos céus são: Homicídio voluntário; Pecado sensual contra a natureza; Opressão dos pobres; Não pagar o salário a quem trabalha. 
Pecados de Cooperação e Cumplicidade com os pecados alheios: Participação neles direta ou voluntariamente; mandando, aconselhando, louvando ou aprovando esses pecados; Não os revelando ou não os impedindo quando a isso somos obrigados; Protegendo os que fazem o mal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário