1 - Entrada
Acompanha o rito, o movimento, a procissão - conforme Santo Agostinho: “Canta e caminha!” Finalidade: constituir e congregar a assembléia, introduzindo-a no mistério a ser celebrado – tempo litúrgico, sonorizar o caráter festivo da celebração, fomentar a união dos fiéis, dar o tom da celebração.
2 - Ato penitencial
É uma aclamação suplicante endereçada a Cristo, o Senhor, louvando-o e à sua misericórdia. Pertence aos cantos rituais, constituindo o próprio rito da celebração (Ordinário da Missa).
3 - Glória
O Glória é um hino antiqüíssimo e venerável, pelo qual a Igreja, congregada no Espírito Santo, glorifica e suplica a Deus Pai e ao Cordeiro, portanto de caráter doxológico (louvor, glorificação). é cantado de forma direta pela assembléia dos fiéis ou pelo povo em alternância com os cantores, ou ainda só pelo coro.
4 - Salmo
O salmo é a proclamação da Palavra cantada, por isso requer-se o mínimo de preparo técnico e vocal , litúrgico e musical do salmista. Devido à sua importância, não deve ser omitido nem substituído por “canto de meditação”. é um canto ritual interlecional, cantado entre as leituras.
5 - Aleluia
É uma solene e jubilosa profissão de fé cantada, aclamando Jesus Cristo. Portanto, sendo aclamação, é um grito com que exteriorizamos nossos mais profundos sentimentos e experiências de vida, projetando-nos para fora de nós, algo que espontâneo brota do interior e se faz exclamação, grito de júbilo.
6 - Oferta
É canto que acompanha a apresentação dos dons do pão e do vinho, facultativo e tem verdadeiro sentido quando houver a procissão das oferendas para o altar. “O canto das oferendas acompanha a procissão das oferendas e se prolonga pelo menos até que os dons tenham sido colocados sobre o altar.”
7 - O Santo
Santo é a aclamação da liturgia celeste. A assembléia deveria ficar à vontade e alegre, ao cantar esse louvor solene, sentindo-se intérprete fundamental desta aclamação, a primeira e mais importante a ser cantada pela comunidade.
8 - A Paz
Os fiéis imploram a paz e a unidade para toda a Igreja e para toda a família humana; e saúdam-se uns aos outros, em sinal de mútua caridade.” Consta de três elementos: a oração pela paz, a saudação, à qual a assembléia responde “O amor de Cristo nos uniu” e o gesto da paz, que é facultativo.9 - Comunhão
Um canto adequado à comunhão deverá corresponder ao sinal que está sendo realizado: a refeição fraternal do Corpo e do Sangue de Cristo, na fraternidade e alegria da participação do banquete eucarístico. Uma assembléia que caminha cantando em busca do dom gratuito e generoso do Pai.10 - Final
Não está previsto o chamado “canto final”, não faz parte da estrutura da missa. Mas nosso povo de certa forma o incorporou ao seu repertório litúrgico, de modo que pode-se entoar um canto devocional - a Maria, ao santo padroeiro, ou outro, em vista da missão, de caráter mais livre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário